Thirteen Reasons Why

Olá,

Quem ai já assistiu ou esta vidrado nessa série, hein?! Estou assistindo e estou gostando muito. Hoje vou falar sobre a série e algumas curiosidades..

Vem ver..

c835ceb2eb8ac697bf9db79a5d873055

Série americana baseada no livro Thirteen Reasons Why, de Jay Asher, e adaptado por Brian Yorkey para a Netflix. Diana Son e Brian Yorkey são os co-showrunners da série.  A primeira temporada tem treze episódios foram lançados na Netflix em 31 de Março de 2017. A série gira em torno de uma estudante que se mata após uma série de falhas culminantes, provocadas pro individuos selecionados dentro de sua escola.

Originalmente planejada como um filme que seria lançado pela Universal Pictures, com a cantora Selena Gomez no papel principal, a adaptação foi trnasformada em uma série de televisão pela Netflix no final de 2015. A cantora fez a parte de produtora executiva.

Curiosidade

-Hanna

Em entrevista ao Entertainment Weekly a atriz Katherine Langford, que interpreta Hannah Baker na série, falou que ficou apreensiva ao gravar os dois episódios finais da série, quando a cena de suicídio acontece além de outra envolvendo um estupro.

Quanto mais longe você vai, mais envolvido você fica com Hannah e mais vai se sentindo próximo dela. E as coisas que acontecem também vão ficando cada vez mais ásperas. Os episódios 12 e 13 me deixaram um pouco nervosa porque, como um jovem adulto interpretando um jovem adulto, vejo que essas questões são muito relevantes.

Os episódios iniciais de 13 Reasons Why focam em coisas como bullying e amizades desfeitas, temáticas comuns no universo do ensino médio, mas, conforme a trama caminha, a série passa a ter um tom cada vez mais sombrio. Hannah é vítima de um estupro no episódio 12 e comete suicídio no 13.

f99af2442ee420d69509a53f37fcd5ec

Eu só queria que os eventos fossem contados corretamente, porque eu sinto que muitos programas de TV e filmes têm mostrado essas questões de modo a romantizá-las ou as usando como um dispositivo do enredo. Eu queria que essa história fosse encarada como verdadeira. O 12 foi difícil porque eu precisei fazer muita pesquisa. Eu falei com Rebecca Kaplan, diretora de It’s On Us [campanha contra violência sexual em universidades], e falei com um psiquiatra que lida com adolescentes. Houve muita conversa sobre o motivos das coisas acontecerem do modo como elas ocorrem, coisas como o porquê de Hannah não dizer não.

Langford contou também como foi o processo de gravação das cenas.

Houve muita discussão a respeito de como iríamos fazer. Quando nós gravamos a cena, eu me senti muito apoiada e absolutamente confortável no set, mas foi muito estranho porque esse tipo de situação mexe com o meu estômago. É algo muito doentio, é desconfortável, é feio, mas é por isso tudo também que precisa ser  mostrado.

-Autor

Jay Asher, autor do livro “Os 13 Porquês”, base da série da Netflix 13 Reasons Why, disse que nem sempre a premissa da história foi a mesma. Em ocasião do 10º aniversário do livro, Asher revelou que Hannah, a protagonista que comete suicídio, sobreviveria no final original do best-seller. Na versão, ela tenta se matar engolindo pílulas, mas acaba sendo salva quando seus pais chegam em casa e levam a jovem para o hospital. As informações são da Entertainment Weekly.

Eu gostava da ideia de ‘nós aprendemos algo com isso e aqui está uma segunda chance’. Mas sabemos também que seria difícil ter que lidar com os jovens quando Hannah voltasse para a escola. Não é como se tudo estivesse bem agora. Na verdade, poderia ser ainda mais tenso para ela. Pelo menos haveria Clay, que seria sincero sobre estar lá por ela.

Contudo, Asher percebeu que a questão levantada pelo livro era importante demais para ser contornada.

Por seriedade  com o assunto, percebemos que não podíamos fazer dessa forma. Em algum momento eu percebi que a mensagem da história seria mais forte e que faria dela definitivamente mais que somente um conto de precaução. Eu senti que era o caminho a percorrer.

A série da Netflix acompanha Clay Jensen (Dylan Minnette), adolescente que recebe uma caixa com treze fitas de áudio gravadas por Hannah Baker, sua antiga paixão de escola que cometeu suicídio duas semanas antes.

A produção executiva é de Tom McCarthy (Spotlight), Kristel Laiblin (Filhos da Esperança) e Selena Gomez.

2897bb1c9072ce898da3448de55cc75e

-Equipe

A equipe por trás de 13 Reasons Why explicou porque decidiu mostrar como foi a morte de Hannah (Katherine Lanford) no último episódio. Em entrevista à EW, Jay Asher, autor do livro que deu origem à série, defendeu a escolha.“Eles sentiram que, se você for assstir, você precisa mostrar tão graficamente quanto realmente é”.

No início do episódio, a Netflix lança um aviso explicando que haverão cenas que alguns espectadores poderão achar perturbantes, incluindo representações gráficas de violência e suicídio. Isso porque durante o capítulo, o drama mostra o momento em que Hannah entra em uma banheira, corta seus pulsos e sangra até morrer.

“Então, a série faz de uma maneira que você não consegue assistir e achar que foi glamorizada. Parece ser doloroso e, quando ela é encontrada pelos pais, isso os destrói completamente”
, completou.

Durante Beyond the Reasons, especial de meia-hora que conta com entrevistas do elenco e equipe de produção ao lado de profissionais de saúde mental disponível na Netflix, o roteirista e criador do programa Brian Yorkey explica que a série se esforçou para não contar com violência gratuita. “Queríamos que ela fosse dolorosa de assistir, pois queríamos deixar claro que não há nada que faça o suicídio valer à pena”, afirmou.

a28881e9481aae574bad734d75024645

Sinopse

A série gira em torno de Clay Jensen, um estudante tímido do ensino médio, que encontra uma caixa na porta de sua casa. Ao abri-la, ele descobre que a caixa contém sete fitas cassete gravadas pela falecida Hannah Baker, sua colega que cometeu suicídio recentemente. Inicialmente, as fitas foram enviadas para um colega, com instruções para passá-las de um estudante para outro. Nas fitas, Hannah explica para treze pessoas como eles desempenharam um papel na sua morte, apresentando treze motivos que explicam porque ela se matou. Hannah deu uma cópia das fitas para Tony, um de seus colegas da escola, que avisa para as pessoas que, se elas não passarem as fitas, as cópias vazarão para todo mundo, o que poderia levar ao constrangimento público e vergonha de algumas pessoas, enquanto outros poderiam ser ridicularizados ou presos.

Trailer

13 Reasons Why

Qual a sua opinião sobre a série? Será que vai ter a segunda temporada?

Beijos

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s